Acesso Assinantes

Mergulho em naufrágios: Entrar neles não é para qualquer um

Mergulhar em navios naufragados, é sempre um mergulho diferente e confortável para aqueles que amam esta especialidade. Contudo, devemos saber nossos limites, não só no que diz respeito às condições físicas, como principalmente nos quesitos conhecimento e técnica.

Ao mergulhar em um naufrágio, o mais básico a ser feito, é rodear a embarcação para conhecê-la por fora, mas em certos casos, o naufrágio permite o que chamamos de penetração, que significa entrar na embarcação naufragada.

É muito comum em alguns locais do Brasil, ver mergulhadores recreacionais e até mesmo recém formados entrarem em um naufrágio como o Pinguino em Angra dos Reis, para matar a curiosidade. Esta é uma atitude totalmente irresponsável e que poderá levar o mergulhador a ter problemas sérios, como foi o caso de dois mergulhadores que adentraram no Pinguino e não conseguiram sair do mesmo. A causa do acidente, foi a desorientação enquanto estavam no interior do mesmo.


Conteúdo completo para Assinantes



1 ano de assinatura por apenas: R$ 99 no PIX





Veja também:

Apagão no Mergulho Livre

O mergulho livre requer menos equipamentos, mas nos obriga a conhecer as regras e alguns riscos inerentes, e o risco de desmaio é um deles.

Peguei uma corrente insurgente – O que fazer ?

Realizar um mergulho com correnteza (Drift Dive) sem estar no planejamento, nem sempre é legal, pois requer mais atenção e, na maioria das vezes,...

Cilindros Al-Can e o risco de válvula incompatível

Falta de especificação cria risco para as operadoras.

Microalgas tóxicas identificadas no litoral brasileiro

Segundo as autoridades, a alga identificada pode trazer riscos aos consumidores de organismos marinhos filtradores, como mexilhões e ostras.
Saiba quando publicamos

Compartilhe