A história conta que um missionário de Tenerife, a maior das Ilhas Canárias, província da Espanha, de nobres famílias da Península, Llarena, Loyola, Núñes e Anchieta e ainda soldado do grande santo Inácio de Loyola, arribou em estas terras brasileiras a 13 de julho de 1.553. Era o Apóstolo José de Anchieta.
Depois de haver evangelizado em outros cantos deste País, veio para a Capitania do Espírito Santo ao lugar chamado Reritiba, hoje Anchieta (Padre Antônio Núñes). Foi em 1.569, quando o Padre José de Anchieta percorria as terras do Espírito Santo como visitador dos jesuítas, encarregado de estabelecer novas aldeias para catequese dos índios Goitacazes, Purus Tupiniquins e Aimorés, sendo uma delas a de Guarapari, que determinou o nascer desta povoação.
Mas só em 1.585, portando 16 anos depois, é que o Padre José de Anchieta fundou a quarta e última aldeia em terras espírito-santenses, que recebeu os seguintes nomes Aldeia do Rio Verde ou de Santa Maria de Guaraparim, Vila dos Jesuítas, Guarapari, Guarapari.
Conteúdo completo para Assinantes
1 ano de assinatura por apenas:
R$ 49.90 no PIX