Em 1943, mais precisamente durante o mês de Julho, o U-513 e o U-199 operavam em conjunto em águas Brasileiras, em áreas basicamente relacionadas aos portos do Rio de Janeiro, Santos e Paranaguá.
Conforme informações que pude receber de um colega, uma série de coincidências ocorreram entre o capitão Hans-Werner Kraus (U-199) e Friedrich-Fritz Guggenberger, tal como: ambos estiveram nos USA antes da guerra; receberam o comando do 1º U-boat ao mesmo tempo (U-81 para Guggenberger e o U-83 para Kraus); depois disso ambos foram designados para patrulhar o Mar Mediterrâneo e no final de 1942 eles foram para a Alemanha para serem condecorados e assumirem novos U-boats.
Durante 1943, seguiram juntos para trabalhar em águas do sul do Brasil; num curto período os dois tiveram seus submarinos destruídos e tornaram-se prisioneiros; mais uma coincidência entre ambos é a de que apesar de terem seus U-boats afundados distantes um do outro, ambos foram resgatados pelo mesmo navio, o tênder de hidroaviões U.S. Barnegat.
Conteúdo completo para Assinantes
1 ano de assinatura por apenas: R$ 99 no PIX