Acesso Assinantes

Mergulho e Hipertensão Arterial Sistêmica

A hipertensão arterial sistêmica é uma doença caracterizada pela presença de níveis de pressão altos e suas consequências. É uma doença que se caracteriza fundamentalmente pelo aumento da pressão do sangue nos vasos sanguíneos.

Ela ataca os vasos sanguíneos de maneira lenta e progressiva. Provoca o envelhecimento precoce dos vasos, causando o estreitamento e endurecimento das artérias. No final, leva à esclerose vascular.

Quando acontece nas artérias do coração, leva à angina. Se houver entupimento súbito, provocará o enfarte agudo do miocárdio. No cérebro, se houver entupimento, temos a isquemia cerebral. Se a pressão for muito intensa a ponto de romper os vasos, poderá provocar o derrame cerebral. O entupimento e esclerose das artérias dos rins levam à paralisação destes e então à necessidade de diálise.

 

Novas Classificações da Pressão Arterial


Conteúdo completo para Assinantes



1 ano de assinatura por apenas: R$ 99 no PIX





Veja também:

Forame Oval Patente (FOP / PFO) – Sintomas

O forame oval patente (FOP) é uma condição médica caracterizada pela abertura no septo interatrial do coração e pode interferir no mergulho.

Mergulho em excesso gera sobrecarga de Ferro no sangue ?

Um estudo da NASA constatou excesso de ferro na corrente sanguínea de mergulhadores, e um dive master passou pelo mesmo problema.

Hipertensão e Mergulho

Informações relevantes ao mergulhador que possui problemas coronários.

Arritmias: Medicamentos de risco ao mergulhador

Saiba mais sobre este tema, que está ligado diretamente com a saúde do mergulhador.
Saiba quando publicamos

Compartilhe