Acesso Assinantes

O Oxigênio e o Mergulho

As possibilidades da exploração humana no cosmos são inúmeras e, na Terra, já exploramos um grande número de sítios dentro de um amplo espectro de variação de pressão. Esses locais variam desde o cume do Everest com uma pressão barométrica de 0,31 atmosfera de pressão absoluta (ATA) até as profundezas do oceano com várias atmosferas de pressão. Já exploramos locais muito próximos do vácuo a 100.000 metros de altitude, vestindo roupas com 4,3 lb/in² de pressão absoluta (0,29 ATA).

Em ambientes hiperbáricos, como nas profundezas dos oceanos, já utilizamos veículos que mantêm uma pressão ambiente de 1 ATA como meio de transporte ou mesmo nos comprimimos por longos períodos de tempo para trabalho ou exploração, como é o caso do mergulho de saturação. E sempre, nessas explorações, devemos ventilar uma mistura gasosa compatível com a nossa fisiologia. Nelas, a manutenção de uma pressão parcial de oxigênio que não comprometa a vida, é fundamental.


Conteúdo completo para Assinantes



1 ano de assinatura por apenas: R$ 99 no PIX





Veja também:

Apagão no Mergulho Livre

O mergulho livre requer menos equipamentos, mas nos obriga a conhecer as regras e alguns riscos inerentes, e o risco de desmaio é um deles.

Kit de Oxigênio: Recomendações de inspeção e manutenção

Alguns procedimentos são importantes quanto ao uso e manutenção do kit de primeiros socorros. Veja mais detalhes.

Ataques de pânico no mergulho

Estudos sugerem que episódios de pânico ou quase pânico podem explicar muitos acidentes de mergulho recreativo.

Booster de transferência fabricado no Brasil

Além do custo bem abaixo, o novo produto trará uma boa economia aos mergulhadores técnicos quanto aos gases das misturas.
Saiba quando publicamos

Compartilhe