Os estaleiros ingleses fabricaram a maior parte dos grandes navios nos últimos séculos, e talvez por isso, a grande maioria dos naufrágios ocorridos em nossa costa, tenha sido fabricados por eles.
Mais precisamente na Escócia, encontrávamos a maior parte dos grandes estaleiros, e até os dias atuais, ainda há muitos deles por lá e em plena atividade.
No ano de 2013 tive a oportunidade de conhecer a região de Dumbarton, próximo à Glasgow, onde encontra-se o Scottish Maritime Museum, um dos dois principais museus sobre a construção de embarcações (Irvine é o outro), sendo uma grande referência para os amantes de naufrágios, e para aqueles que pretendem se aprofundar no assunto em detalhes.
O local é um verdadeiro centro de informações, onde há inclusive, uma escola sobre o assunto. Encontramos por lá um tanque de testes onde é possível visualizar o tipo de ondulação provocada por cada tipo de embarcação, mostrando o arrasto e outros aspectos importantes para os estudos quanto ao desempenho da embarcação e coisas do tipo.
Conteúdo completo para Assinantes
1 ano de assinatura por apenas: R$ 99 no PIX