Recentemente estive visitando o Estado da Bahia, e tive a oportunidade em conhecer o Projeto Tamar da Praia do Forte, projeto este, que atua no litoral brasileiro desde a década de 80 com a missão de promover a recuperação das tartarugas marinhas, o desenvolvendo ações de pesquisa, conservação e inclusão social, estando presente em 23 localidades distribuídas em oito estados brasileiros, além de desenvolver algumas ações de pesquisa, manejo e proteção das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil.
Há também, algumas atividades de envolvimento comunitário, inclusão social, sensibilização e educação ambiental, valorização da cultura local e geração de oportunidades de trabalho e renda.
Como resultado desse esforço contínuo, este projeto vem obtendo conquistas importantes, como a recuperação das populações, ampliação do conhecimento científico, apoio das comunidades litorâneas, sensibilização e apoio da sociedade em geral e a geração de recursos próprios (sustentabilidade).
O Projeto Tamar chegou em 1982 na Praia do Forte, quando ainda era uma pequena vila com 500 moradores, sem luz elétrica, e onde se chegava atravessando de balsa o Rio Pojuca.
Conteúdo completo para Assinantes
1 ano de assinatura por apenas: R$ 99 no PIX