Conhecendo a Pousada Frezza Mergulho na Ilha Grande

Recentemente fomos convidados para conhecer uma pousada voltada para mergulhadores na Ilha Grande, a Pousada Frezza Mergulho.

A pousada está localizada na Praia Vermelha, lado de dentro da Ilha Grande e bem na beira da praia, permitindo ao turista mergulhador tomar um café da manhã, almoçar ou jantar, de frente para o belíssimo e tranquilo mar de Angra dos Reis e Ilha Grande.

Chegamos lá com um grupo da Escola Cedeira Dive, de São Caetano, saindo numa sexta-feira à noite, usando um ônibus leito bem confortável, com cadeiras reclináveis quase 180º e um pequeno lanche à bordo, permitindo um bom descanso enquanto viajávamos até a cidade de Angra dos Reis, mesmo após um dia intenso de trabalho e sem ter a preocupação de ter que pegar estrada e dirigir à noite.

Ao chegar em um píer de Angra dos Reis, uma das embarcações da pousada já nos aguardava para o embarque e seguir viagem até a pousada, na Ilha Grande.

Viagem seguiu tranquila, com o já conhecido mar extremamente calmo da região, sendo possível curtir o restante da viagem observando a natureza ao redor, com a ajuda luz da lua crescente. Chegamos no píer da pousada e todos foram para seus quartos para descansar o restante da noite.

 

Foto: Clécio Mayrink

 

Mergulhos

Acordamos e fomos para o café da manhã, aproveitando a posição das mesas de frente para o mar, com uma paz sensacional que a Ilha Grande traz.

Tudo pronto e fomos para a embarcação para a realização dos mergulhos. Realizamos dois mergulhos pela manhã e retornamos para a pousada para tomar um banho e almoçar.

Após o delicioso almoço, de frente para o mar, alguns decidiram descansar, outros aproveitaram o dia na praia, e eu com o meu filho, voltei para a água e realizar um rápido snorkeling com ele, tendo em vista que a Praia Vermelha é um local extremamente calmo, sendo um ótimo ponto para a prática de snorkeling com crianças.

No começo da noite a turma decidiu realizar um mergulho noturno saindo de praia, e lá  fui novamente com o grupo, mas dessa vez, nadamos até o naufrágio Rio de Janeiro, anteriormente chamado de “Califórnia“, e nos deparamos com uma vida marinha extraordinária, permitindo uma enxurrada de fotos em close-up, incluindo, a captação de uma linda sépia que decidiu nos seguir durante parte do mergulho.

Foi possível avistar alguns seres marinhos dentre os quais, dificilmente vemos nos mergulhos diurnos. Arraias, tartarugas e até um camarão transparente, tiveram presença durante o mergulho noturno.

Mergulho finalizado, fomos jantar e curtir o resto da noite num bate-papo gostoso com os mergulhadores do grupo.

No dia seguinte saímos mais cedo para realizar outros dois mergulhos, tomar banho, almoçar e retornar para Angra dos Reis. Por lá, pegamos nosso ônibus de volta à São Paulo e finalizar o domingo com bons mergulhos e lembranças Ilha Grande, tendo todo o conforto de não precisar dirigir na estrada e chegar descansados em casa.

 

Foto: Clécio Mayrink

 

A Pousada

A Pousada Frezza Mergulho conta com 32 quartos, 140 cilindros de mergulho e três embarcações de mergulho com amplo espaço e boas escadas de acesso dos mergulhadores.

Além disso, ela é um centro de formação de instrutores de mergulho e realiza diversos cursos também.

Após os mergulhos, há uma sala para lavar os equipamentos de mergulho e deixá-los secando.

Eles atendem todos os perfis de mergulhadores, podendo realizar desde operações para mergulhos recreativos até mergulhos mais técnicos.

 

Agradecimentos

Ao Daniel Frezza e sua Esposa, Letícia Gasparini, da Pousada Frezza Mergulho, pelo acolhimento e toda atenção prestada durante nossa estadia e nas operações de mergulho por lá.

Instrutor de mergulho Dalton Cedeira da Escola de Mergulho Cedeira Dive, pelo apoio e atendimento em mais essa viagem com sua escola.

 

Galeria de Imagens

 

Por:
Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Engenheiro de sistemas nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 40 anos de experiência em mergulho, imagens subaquáticas e pesquisador de naufrágios, sendo uma referência no país.

Ex-juiz da AIDA International, foi membro da expedição de mapeamento da caverna na Lagoa Misteriosa em Bonito-MS no ano de 2008, é o idealizador do Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769-SP) e um dos responsáveis pelo tema Mergulho no 1° Atlas dos Esportes do Ministérios dos Esportes no país.

Também atuou na produção de matérias e documentários no Brasil e no exterior, prestando consultoria para mídia em geral, órgãos públicos, entidades militares e internacionais, como a ONU e UNESCO.

Veja também:

Ilha Grande: Mergulhando na Gruta do Acaiá

Mergulho fácil de ser realizado, atualmente poucos mergulhadores visitam o local atualmente.

Mergulhando no Naufrágio Califórnia

Ele é um naufrágio antigo, já desmantelado e com algumas partes metálicas do que sobrou, mais ainda sendo um bom ponto de mergulho.

Angra dos Reis publica novo decreto e altera as operações de mergulho

Documento altera alguns procedimentos nas operações de mergulho, diminuindo para 50% da capacidade da embarcação.

Os naufrágios desconhecidos da Ilha Grande

A Costa Verde ao do Estado do Rio de Janeiro, guarda inúmeros mistérios com seus navios naufragados e não localizados pelos mergulhadores.
Saiba quando publicamos

Compartilhe