Cinco passageiros são encontrados vivos após o naufrágio do navio egípcio Sea Story, no Mar Vermelho. Eles foram encontrados em suas cabines, de acordo com um dos homens envolvidos no resgate.
Os corpos dos quatro mergulhadores também foram encontrados presos dentro do navio, que naufragou virou na manhã de segunda-feira, 25 de novembro, após ser levado por fortes ventos durante a noite.
Os sobreviventes passaram mais de 24h presos na água fria e escuridão total em suas cabines, sobrevivendo respirando por pequenas bolsas de ar presas com apenas 20cm de altura. Em uma entrevista à BBC, o mergulhador de resgate Khattab al-Faramawy disse que a equipe desceu 12m em meio a escuridão. O sobrinho de 23 anos do Sr. al-Faramawy, um dos guias de mergulho a bordo do navio acidentado, também foi encontrado vivo durante o resgate.
“Foi uma missão bastante complicada”, disse ele, acrescentando que seu sobrinho “estava tentando salvar os passageiros, mas ficou preso em uma das cabines”.
O Sea Story deixou Port Ghalib em Marsa Alam com 31 passageiros e 13 tripulantes no domingo, 24 de novembro, para uma viagem de cinco dias programada para terminar em Hurghada na sexta-feira, 29. Ele emitiu um pedido de socorro às 5:30h da manhã de segunda-feira, antes que toda a comunicação fosse perdida.
Acredita-se que o barco tenha afundado “dentro de cinco a sete minutos” após ser atingido por uma forte onda, de acordo com o governador do Mar Vermelho, major-general Amr Hanafi. A Autoridade Meteorológica Egípcia emitiu alertas de ventos fortes antes da partida do navio, embora as condições já tivessem melhorado quando o Sea Story zarpou.
À medida que a busca pelos mergulhadores desaparecidos liderada pela marinha egípcia entra em seu quarto dia, 33 pessoas foram resgatadas e quatro corpos recuperados, mas sete pessoas continuam desaparecidas.
As autoridades egípcias não forneceram detalhes sobre os passageiros resgatados até agora, nem sobre aqueles que morreram ou ainda estão desaparecidos. Acredita-se, no entanto, que dois mergulhadores britânicos e dois poloneses estejam entre os sete passageiros desaparecidos.
Possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?
Envie um conteúdo para a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.