Acesso Assinantes

Meu primeiro Sidemount antes da febre no Brasil

Era final da década de 90, e o Brasil já tinha alguns mergulhadores técnicos recém formados. O mergulho com cilindros duplos já não era uma coisa incomum.

Aliás, lembro bem que no final da década de 80 e inícios de 90, mergulhávamos com duplas da antiga Cobra Sub na região de Búzios, região da Costa Azul carioca.

As duplas eram feitas de aço e trabalhavam com pressão de 2.250 PSI e reserva. Não usávamos manômetros. Colete equilibrador então, era luxo quem tinham um Nautika modelo “colar”. Um caos para os homens por causa da cinta entre pernas.

Descíamos aos 40/45m de profundidade, em meio à água extremamente gelada e transparente, quando a ressurgência permitia. Hoje isso tudo seria considerado loucura, diante do avanço dos equipamentos, tecnologia, disponibilidade de cursos e especialidades que encontramos.


Conteúdo completo para Assinantes



1 ano de assinatura por apenas: R$ 99 no PIX





Veja também:

Compreendendo a configuração White Balance

O balanço de branco é fundamental na fotografia e vídeo subaquático, para evitar um resultado final ruim das imagens. Saiba mais.

Naufrágio Pinguino com chuva ? Por que não ?

Um dia com garoa e tempo feio, gerou um desânimo nos mergulhadores, mas ninguém imaginava o que iriam presenciar no naufrágio.

Mergulho com Cilindros Duplos ou Sidemount ?

Essa é uma dúvida recorrente entre alguns mergulhadores, e deve ser analisada antes da compra dos equipamentos.

Mergulho Solo: Aspectos e riscos

O tema é muito questionado, mas nos últimos anos anda ganhando cada vez mais adeptos na especialidade em todo o mundo.
Saiba quando publicamos

Compartilhe