O sidemount veio pra ficar e resolve alguns problemas antigos dos mergulhadores, como por exemplo, o aumento na autonomia de gás para um único mergulho, desobriga o mergulhador a ter um cilindro duplo e, permite um transporte mais facilmente dos cilindros do que os cilindros montados em duplas, que são bem pesados e dificulta uma caminhada quando o mergulho ocorre em uma caverna por exemplo. O excesso de peso nas costas é um dos grandes motivos para dores na coluna de muitos.
De certa forma a modalidade ganhou muitos adeptos, surgiram melhorias, novos equipamentos e novas técnicas, mas também, surgiram aspectos um tanto “bizarros” e que presenciamos nas operações de mergulho.
No meu conceito, o mergulho com configuração sidemount tem que ter um objetivo, e nada justifica um mergulho usando essa configuração, se você pretende realizar dois mergulhos com os mesmos tempos que um mergulhador recreativo irá fazer utilizando apenas um cilindro. Mergulhar com a configuração sidemount sem objetivo numa situação como essa, é carregar um peso maior e aumentar o esforço desnecessariamente.
Conteúdo completo para Assinantes
1 ano de assinatura por apenas:
R$ 99 no PIX ou 12x de R$ 10,75 no Cartão de Crédito