Recentemente, os avanços técnicos no mergulho comercial de plataforma, foram prioritariamente direcionados para a segurança e avanço das profundidades de saturação das imersões.
Atualmente, mergulhadores comerciais atingem profundidades de 457 metros. As estatísticas da segurança Comercial são difíceis de quantificar e variam de país para país. No entanto, publica-se anualmente uma estatística do mergulho no Mar do Norte e diversas empresas divulgam os seus papéis de conferência técnicos. Muito se mudou, nos últimos 30 anos, desde a “infância” do mergulho de plataforma.
No livro, “Descanso de um Mergulhador”, o autor e mergulhador Jackie Warne, reconta 54 fatalidades de mergulho no Mar do Norte, U.K., no período de 1971 a 1984. A partir dessa data, o mar do Norte teve apenas duas fatalidades, sem que houvesse, alguma, nos anos de 1996 e 1997. O Golfo do México, é menos regulado, mas ainda assim possui uma estatística anual de poucas fatalidades.
Similarmente, a incidência de Doença Descompressiva foi dramaticamente reduzida, tanto no Mar do Norte, como nos Estados Unidos, com uma média de 0.3% de incidência, sendo que algumas empresas atingiram a marca de incidência de 0.02%. Essa redução, nas lesões e fatalidades de mergulho foi atingida, ao se rever a história dos casos e ao aprimorar as práticas e regras do mergulho.
Conteúdo completo para Assinantes
1 ano de assinatura por apenas: R$ 99 no PIX