Durante a avaliação de candidatos a mergulhador autônomo amador coletamos uma história completa realizando, passo a passo, uma revisão dos vários sistemas orgânicos, dos antecedentes e da história familiar relacionadas ao estado de saúde e de doenças pregressas. A avaliação do psiquismo para o mergulho é uma das mais difíceis tarefas para o clínico examinador, no sentido de qualificar ou não o candidato.
Durante o exame, não há uma dificuldade acentuada em relação ao diagnóstico de psicoses graves. Estas são facilmente diagnosticadas pelo acentuado grau de desconexão com a realidade que o candidato apresenta. Raramente esperaremos que um psicótico ativo incorpore a prática do mergulho no seu estado delirante. Outra possibilidade é o diagnóstico de neuroses.
As neuroses, além de serem um estado altamente prevalecente na nossa sociedade, raramente trazem consequências graves ao mergulho além do sofrimento do próprio neurótico. A imensa maioria das neuroses não constitui contra indicação ao mergulho autônomo e apresenta excelente resposta ao tratamento psicoterático. Talvez a maior preocupação do avaliador esteja no diagnóstico de distúrbios de personalidade.
Conteúdo completo para Assinantes
1 ano de assinatura por apenas: R$ 99 no PIX