Hoje o Brasil Mergulho completa 25 anos de existência, sendo definitivamente, a mídia de mergulho mais antiga no país.
O início do site surgiu de uma conversa de bar entre amigos em 1998, após um comentário sobre um momento em que presenciei entregadores de jornal preparando as amontoadas caixas de jornais que seriam entregues naquele dia, com notícias do dia anterior.
Era madrugada, e enquanto me dirigia ao aeroporto para pegar um voo bem cedo, aquela cena ficou na minha cabeça, porque a Internet começava a dar os primeiros passos no mundo, e aquela cena me fez questionar todo esse trâmite para que os jornais chegassem às residências todos os dias, e site web permitiria a publicação em tempo real e para todo o mundo, com muito menos trabalho, tempo e custos.
A ideia de um grande site surgiu e segui em frente, criando um site simples, recebendo atualizações frequentes, mas sempre imaginando torná-lo um espaço grande só para o mergulho.
Aquele processo das editoras de jornais ficou na minha cabeça como algo arcaico, e minha mente me fez pensar que num futuro próximo, teríamos algum dispositivo com LCD colorido conectado à Internet e que se tornaria uma espécie de “jornal eletrônico”. Exatos 10 anos depois, era lançado o iPad pela Apple e estava lá para o lançamento.
Presenciar aquele dispositivo em mãos, era a confirmação do que imaginei anos atrás, motivando ainda mais o desenvolvimento de um grande portal sobre o mergulho brasileiro.
Hoje, dia 1 de janeiro de 2024, chegamos aos 25 anos de existência, ainda acreditando em um sonho que só foi possível, com a colaboração de muitos que acreditaram que nos toraríamos um grande espaço com conteúdo para mergulhadores.
Infelizmente alguns amigos já se foram, contudo, um dos objetivos do Brasil Mergulho é preservar a história do mergulho brasileiro, mantendo todo o conteúdo para consulta, seja ele muito antigo ou novo.
Nossos agradecimentos aos colaboradores e assinantes.
Clecio Mayrink
Engenheiro de sistemas nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 40 anos de experiência em mergulho, imagens subaquáticas e pesquisador de naufrágios, sendo uma referência no país.
Ex-juiz da AIDA International, foi membro da expedição de mapeamento da caverna na Lagoa Misteriosa em Bonito-MS no ano de 2008, é o idealizador do Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769-SP) e um dos responsáveis pelo tema Mergulho no 1° Atlas dos Esportes do Ministérios dos Esportes no país.
Também atuou na produção de matérias e documentários no Brasil e no exterior, prestando consultoria para mídia em geral, órgãos públicos, entidades militares e internacionais, como a ONU e UNESCO.