Acesso Assinantes

Conservando um achado submarino

Para a conservação de um achado submarino, são necessários alguns procedimentos para que este não se deteriore. É importante que o processo de conservação se inicie logo após a retirada do objeto da água, pois qualquer objeto sofrerá um impacto muito grande com a pressão e força de gravidade atuante no local onde o objeto for encontrado.

Teoricamente, não há tempo para se finalizar o processo de conservação, e dependerá também, do estado em que este objeto fora encontrado.

Dezenas de pesquisadores ainda estudam os processos químicos para uma conservação adequada, pois cada material exige uma conservação em especial, onde na mairoria das vezes, estes procedimentos são muito complexos. Embaixo d’água, qualquer objeto sofre ações físicas, químicas e biológicas, além da pressão atuando sob a superfície, correntes, temperatura, luz, penetração da água doce ou salgada, fazendo com que as moléculas se transformem em outro tipo de objeto. Uma a uma, as moléculas vão se combinando com íons livres, que se dissolvem na água e formando novos compostos químicos.


Conteúdo completo para Assinantes



1 ano de assinatura por apenas:
R$ 99 no PIX   ou   12x de R$ 10,75 no Cartão de Crédito





Veja também:

Mergulhadores encontram naufrágio do século 19 com carga de champanhe

Navio mercante encontrado no Mar Báltico, estava repleto de garrafas de champanhe, porcelana e água mineral.

Visitando o Museu Naval de Madrid

O museu naval espanhol guarda inúmeras relíquias muito interessantes para o aprendizado do mergulhador aficionado em naufrágios.

Museu Marítimo de Barcelona

Quem estiver passando pela cidade de Barcelona, pode aproveitar para conhecer este belíssimo museu na região central.

300 ânforas são encontradas com conteúdo e inscrições

Um naufrágio encontrado por um casal nas proximidades de uma praia da ilha de Maiorca, revelou muitos artefatos e história.
Saiba quando publicamos

Compartilhe