Muitos mergulhadores recreacionais ao iniciarem o curso de mergulho técnico, apresentam dificuldades na realização de um exercício específico denominado verificação de torneiras ou valve check.
Estas dificuldades consistem no alcance dessas torneiras que ficam localizadas nos cilindros duplos, bem como no isolador. A perda ou falta de flexibilidade de membros superiores, principalmente nas articulações dos ombros, é a causa principal para o fracasso na realização do exercício, o que pode acarretar a inaptidão do candidato para este nível de treinamento.
A flexibilidade pode ser definida como a amplitude articular máxima em uma ou mais articulações ou pela relação existente entre o comprimento e a tensão de um músculo alongado. O treinamento da flexibilidade propicia o aumento do comprimento da unidade músculo-tendão. Tradicionalmente, são utilizados com maior frequência alguns métodos para o desenvolvimento da flexibilidade, tais como: facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) e alongamento estático, sendo este último, amplamente usado devido à facilidade de aprendizado e aplicação.
Conteúdo completo para Assinantes
1 ano de assinatura por apenas:
R$ 49.90 no PIX