Acesso Assinantes

Desenvolvimento da flexibilidade da articulação dos ombros

Muitos mergulhadores recreacionais ao iniciarem o curso de mergulho técnico, apresentam dificuldades na realização de um exercício específico denominado verificação de torneiras ou valve check.

Estas dificuldades consistem no alcance dessas torneiras que ficam localizadas nos cilindros duplos, bem como no isolador. A perda ou falta de flexibilidade de membros superiores, principalmente nas articulações dos ombros, é a causa principal para o fracasso na realização do exercício, o que pode acarretar a inaptidão do candidato para este nível de treinamento.

A flexibilidade pode ser definida como a amplitude articular máxima em uma ou mais articulações ou pela relação existente entre o comprimento e a tensão de um músculo alongado. O treinamento da flexibilidade propicia o aumento do comprimento da unidade músculo-tendão. Tradicionalmente, são utilizados com maior frequência alguns métodos para o desenvolvimento da flexibilidade, tais como: facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) e alongamento estático, sendo este último, amplamente usado devido à facilidade de aprendizado e aplicação.


Conteúdo completo para Assinantes



1 ano de assinatura por apenas:

R$ 49.90 no PIX





Veja também:

Válvulas DIN e Yoke

Há pequenas diferenças entre os dois padrões, e normalmente os mergulhadores fazem a seleção, de acordo com o tipo de mergulho que realiza.

Cilindros Al-Can e o risco de válvula incompatível

Falta de especificação cria risco para as operadoras.

Exercícios antes ou após o mergulho causam problemas ?

Essa é uma dúvida frequente e o mergulhador deve conhecer alguns aspectos relacionados com este assunto. Veja mais neste artigo.

Receita Federal apreende equipamento de mergulho por considerar perigoso

Equipamento adquirido nos Estado Unidos, foi tratado como proibido e devolvido ao remetente, apesar de ser amplamente comercializado no país.
Saiba quando publicamos

Compartilhe