Acesso Assinantes

Doença Descompressiva em Mergulhadores Esportivos: Parte I

A doença descompressiva (DD ou DCI) resulta da saída de gás da solução nos fluidos e tecidos corporais quando um mergulhador sobe muito rapidamente. Isso ocorre porque a diminuição da pressão diminui a solubilidade do gás no líquido. Além disso, a expansão do gás nos pulmões pode levar à ruptura alveolar, também conhecida como Síndrome de hiperinsuflação pulmonar (POIS em inglês), que pode, por sua vez, resultar em embolia gasosa arterial (AGE em inglês).

A dor articular é a queixa mais comum na DD, principalmente no cotovelo, ombro, quadril e joelho. O bloqueio dos vasos resulta em isquemia e infarto dos tecidos além da obstrução, e alterações inflamatórias podem levar ao extravasamento para os tecidos, resultando em edema e comprometendo ainda mais a circulação.


Conteúdo completo para Assinantes



1 ano de assinatura por apenas:

R$ 49.90 no PIX





Veja também:

Acidente de mergulho, não… Dengue!

Muitas vezes os sintomas podem confundir o mergulhador, daí a importância de uma consulta com um médico especialista.

Caso raro: Mergulhador com vazamento de fluído dos vasos sanguíneos

Esta forma extrema de resposta inflamatória devido ao mergulho, raramente foi relatada em todo o mundo, disse um médico.

Exercícios antes ou após o mergulho causam problemas ?

Essa é uma dúvida frequente e o mergulhador deve conhecer alguns aspectos relacionados com este assunto. Veja mais neste artigo.

A influencia da Obesidade no Mergulhador

Uma análise geral sobre os riscos e problemas que a obesidade pode criar na saúde dos praticantes do mergulho.
Saiba quando publicamos

Compartilhe