Acesso Assinantes

Doideiras do Mergulho: Mergulhando no Forte São Matheus em Cabo Frio

Com sempre digo, mergulhar no passado era sempre uma aventura, e na década de 80, logo após meu curso básico realizado pela CMAS, no Rio de Janeiro, acabei indo com um amigo do clube que nadava até uma antiga loja da Nautika para adquirir um cilindro de alumínio S80 de uma conhecida marca brasileira, coisa nova para a época.

Pra quem não sabe, durante um bom tempo os cilindros de alumínio tinham a importação proibida pelo governo brasileiro, porque os militares acreditavam que eles poderiam ser usados como armas. Boa parte (ou todos) que chegaram via importação, chegaram em terras tupiniquins sem a válvula, pois na documentação de importação constava que os cilindros eram destinados para o uso em veículos, então, conseguia-se passar pela alfândega para posteriormente receber o adesivo da marca e a colocação da válvula Yoke, novidade também naquela época.


Conteúdo completo para Assinantes



1 ano de assinatura por apenas: R$ 99 no PIX





Veja também:

Será que o mergulho deixou de ser uma aventura ?

Com tantas regras e tantos "não pode fazer isso ou aquilo", será que o mergulho se tornou um esporte mais chato e menos aventureiro ?

Marcelo Obeidi – Pioneiros do Mergulho Brasileiro – Episódio 8

Comenta sobre o mergulho na década de 80, os primeiro s mergulhos na Laje de Santos e sobre os antigos equipamentos.

Lucio Engler – Pioneiros do Mergulho Brasileiro – Episódio 3

Relata como foi o início do mergulho no Brasil, a fabricação de equipamentos de mergulho pela SCUBATEC e a Associação Brasileira de Mergulho Amador - ABMA.

Naufrágio Carolina em Cabo Frio

Um naufrágio ocorrido em 1913 próximo à cidade de Cabo Frio, litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, que mudou a economia local.
Saiba quando publicamos

Compartilhe