Os mergulhadores devem saber que, embora os algoritmos de descompressão nos computadores de mergulho sejam ótimos na medição de perfis de pressão e tempo, eles são cegos para uma ampla gama de variáveis que afetam o risco de descompressão.
A aproximação do status de descompressão prevista pelos algoritmos atuais, não deve ser confundida com “verdade”, mesmo que eles possam fornecer uma orientação razoável em circunstâncias normais de exposições relativamente conservadoras.
Outro problema é a determinação no que é realmente “conservador”. A interação complexa de exposição, status individual e resposta individual são variadas para cada um.
Mergulhadores que compreendem a incerteza inerente na modelagem de descompressão e desejam assumir um papel mais ativo em seu próprio planejamento de mergulho, podem usar as ferramentas disponíveis para adaptar os limites às suas necessidades ou preferências. Essa é uma boa opção para condições dinâmicas ou mergulhos complexos, quando o objetivo de simplesmente ficar longe dos limites, estiver difícil de identificar. Fatores de gradiente representam uma boa ferramenta para gerenciar ativamente os riscos.
Conteúdo completo para Assinantes
1 ano de assinatura por apenas: R$ 99 no PIX