Uma dúvida comum entre as pessoas que não mergulham, é até quando uma pessoa pode mergulhar ?
Existe um limite de idade ?
Isso me remete a uma ocasião em que me encontrava em uma ilha caribenha, e estava arrumando meu material fotográfico, quando me dei conta que iria sair em uma embarcação com 15 pessoas bem idosas.
Digo idosas, porque a mais nova tinha 80 anos de idade e estava comemorando com seus amigos idosos, seu aniversário e um belo destino de mergulho. O mais velho do grupo possuía 88 anos de idade.
Era um grupo de americanos aposentados e que se juntavam anualmente nas últimas duas décadas e, viajavam até o mesmo resort para mergulhar.
Era eu e um monte de idosos na embarcação e, fiquei admirando a felicidade de todos eles diante de mim, curtindo a vida como se fossem jovens, dando um exemplo de vida e esbanjando felicidade. Uma cena muito bacana de se ver.
Conversando com uma das senhoras, ela me explicou que Bonaire era um destino muito bom para eles, porque a viagem até a ilha era relativamente rápida, o clima sempre quente, sendo um aspecto que lhes fazia bem. Aliado a isso, saíam na embarcação do resort e chegando ao ponto de mergulho, entravam no mar e o divemaster colocava o equipamento autônomo na água. Bastava se vestir, dar o sinal de OK e aproveitar as belezas naturais do lugar.
Bonaire tem várias propriedades excelentes para mergulhadores mais idosos, como ausência de correntes, água quente e um mar parado. Sem contar, é claro, com as belezas dos corais e grande visibilidade.
Embaixo d’água, aqueles “velhinhos” nadavam como jovens, se deliciando e aproveitando ótimos momentos entre os amigos, e eu ali, fotografando e pensando que gostaria de envelhecer assim, como eles, felizes, mergulhando e aproveitando os bons momentos ao lado dos amigos de décadas num destino tão bonito.
Esse dia, foi uma prova de que estando com a saúde em dia, não temos um limite de idade para mergulhar. Havendo a capacidade para gerenciar o mergulho, é possível aproveitar as belezas do mar, mesmo estando com seus 88 anos de idade.
Que dia, que experiência e que lembrança ficou pra mim.
Clecio Mayrink
Engenheiro de sistemas nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 40 anos de experiência em mergulho, imagens subaquáticas e pesquisador de naufrágios, sendo uma referência no país.
Ex-juiz da AIDA International, foi membro da expedição de mapeamento da caverna na Lagoa Misteriosa em Bonito-MS no ano de 2008, é o idealizador do Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769-SP) e um dos responsáveis pelo tema Mergulho no 1° Atlas dos Esportes do Ministérios dos Esportes no país.
Também atuou na produção de matérias e documentários no Brasil e no exterior, prestando consultoria para mídia em geral, órgãos públicos, entidades militares e internacionais, como a ONU e UNESCO.