Acesso Assinantes

Mergulhadores encontram tesouro em naufrágio na costa da Croácia

Mergulhadores europeus encontraram um cofre nos destroços do navio Rei da Itália, naufragado em 1866, durante a Batalha de Lissa, no Mar Adriático. Segundo a lenda, o cofre pode conter uma série de objetos valiosos, avaliados em dezenas de milhões.

O tesouro foi encontrado por um grupo liderado por Lorenzo Marovic. Ninguém sabe exatamente o que há dentro do cofre, desse modo, foi solicitado ao Ministério da Cultura de Zagreb, na Croácia, e à superintendência competente, outras duas missões exploratórias.

“O naufrágio está a 115m de profundidade e as imersões podem chegar a 5h, havendo a necessidade de mergulhadores preparados”, explicou Marovic.

O navio saiu do porto italiano de Ancona em 16/07/1866 e partiu diretamente para Vis, no sul da Croácia.

Alguns dias depois, a embarcação foi bombardeada pela marinha do Império Austro-Húngaro, dando início a chamada Batalha de Lissa. A batalha terminou com a derrota da frota italiana e o naufrágio do navio, que desapareceu junto de 364 marinheiros e outros 27 oficiais. Apenas 167 pessoas se salvarão.

Em 2005, 139 anos depois, a mesma equipe de mergulhadores de Marovic identificou os destroços do navio para localizar o cofre com o suposto tesouro perdido.

 

Por:

Possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Envie um conteúdo para a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.

Veja também:

Tesouros de naufrágio espanhol são recuperados 350 depois

navio Nuestra Señora de las Maravillas naufragou em 1656 após colidir com outra embarcação e bater em um recife de coral nas Bahamas.

Caçador de tesouros e África do Sul disputam riquezas de um naufrágio

Tribunal militar inglês analisou o caso e decidiu na última quarta-feira, que o tesouro é do explorador por descaso do país africano.

Mergulhador encontra moedas de ouro de um naufrágio ocorrido em 1715

Caçador de tesouros utilizava um detector de metais subaquático, quando ficou surpreso ao ver as moedas sob a areia.

Scuba Tector – Detector de metais para a caça de tesouros

Apesar das pequenas dimensões, o produto possui alta tecnologia para encontrar metais enterrados e pode ser usado até os 60m de profundidade.
Saiba quando publicamos

Compartilhe