Acesso Assinantes

Mergulho e os riscos de Barotrauma Pulmonar

O mergulho autônomo é uma atividade de lazer que apresenta risco potencial para a ocorrência de várias formas de doenças agudas. Riscos potenciais incluem trauma, hipotermia, toxicidade por gases, falta de ar por mau funcionamento de equipamentos ou planejamento de mergulho inadequado.

Habitualmente no mergulho autônomo podemos observar uma grande preocupação com a prevenção e o tratamento da doença descompressiva. No entanto, ela não lidera a lista de causas de acidentes fatais. Esta é liderada pelo afogamento, que é considerado a causa mais comum de morte entre mergulhadores, seguida pela embolia arterial por gás.

Entretanto, há quem questione que afogamento seja a primeira causa de morte no mergulho, pois patologistas inexperientes em medicina do mergulho frequentemente classificam qualquer evento fatal que ocorra na água como afogamento. Imagina-se que o barotrauma pulmonar seguido de embolia gasosa arterial seja a mais frequente causa de morte no mergulho autônomo.


Conteúdo completo para Assinantes



1 ano de assinatura por apenas: R$ 99 no PIX





Veja também:

Mergulho X Cigarro, Maconha e Asma

A asma é considerada uma preocupação quando relacionamos com mergulho, pela possibilidade de obstrução das vias aéreas e outros efeitos.

Retorno Anômalo Total da Veia Pulmonar

Muitos mergulhadores podem ter esse tipo de problema e não sabem. Saiba mais sobre essas características relacionadas com o coração.

Asma e Mergulho

Asma não é mais um fator limitante para os mergulhadores, como era enxergado no passado. Veja mais detalhes.

Pneumotórax espontâneo

É considerado um problema muito sério e não se deve mergulhar. Entenda o problema e como resolvê-lo neste artigo.
Saiba quando publicamos

Compartilhe