Batizado em homenagem a princesa italiana Mafalda, o velho navio (foi construído em 1908) da Navigazione Generale Italiana de 147 metros de comprimento, protagonizou uma das maiores catástrofes da história trágico marítima, ocorrida na costa brasileira.
O Principessa Mafalda, vinha de Gênova em direção aos portos da América do Sul, sob o comando do capitão Simoni Guli, transportando 971 passageiros (a maioria era constituída de imigrantes) e 288 tripulantes.
Às 17 horas e 10 minutos do dia 25 de outubro de 1927, próximo do arquipélago dos Abrolhos (costa sul da Bahia), cruzou com o vapor Empire Star.
Dez minutos depois, o Empire Star recebeu um SOS do Mafalda e de imediato mudou o curso para alcançar o navio italiano, que o encontrou parado e com os botes salva-vidas ainda içados. Via-se uma multidão de passageiros que se amontoava nas estruturas superiores, externando grande pânico, alguns passageiros inclusive pulavam no mar, enquanto os botes salva-vidas eram descidos. Consta que estando alguns deles tão lotados de gente, que dois afundaram assim que tocaram na água.
Conteúdo completo para Assinantes
1 ano de assinatura por apenas:
R$ 49.90 no PIX