Dia de sol e mar calmo, e lá estava eu novamente no principal píer de embarque frequentemente utilizado pelos mergulhadores de São Paulo, para encontrar com os membros da equipe do Instituto Laje Viva, uma ONG destinada aos estudos e ações de preservação do mar. O objetivo do dia, era tentar encontrar as arraias mantas que visitam as águas do litoral paulista durante o inverno e participar do processo de foto-identificação delas.
Equipamentos prontos e câmeras montadas, seguimos em direção à Ilha Queimada Grande, localizada mais ao sul do litoral paulista, com direito ao acompanhamento de um grupo de golfinhos, que seguiam a embarcação como se estivessem nos guiando até o destino.
A ilha Queimada Grande é mundialmente famosa, pela presença de cobras da espécie jararaca-ilhoa, onde acredita-se que 5.000 delas estejam vivendo no local. Além disso, Queimada Grande, foi também, palco de dois acidentes da história marítima brasileira, pois naufragaram no local os navios Tocantins e Rio Negro, que normalmente são visitados pelos mergulhadores.
Conteúdo completo para Assinantes
1 ano de assinatura por apenas: R$ 99 no PIX