Acesso Assinantes

O nascimento do Mergulho Autônomo

A invenção do escafandro fechado no final do século XIX abriu as portas dos oceanos para os exploradores e por volta de 1930 o mergulho era um fato quase corriqueiro. O homem era capaz de permanecer debaixo d’água por longos períodos e realizar trabalhos em profundidades além dos 50m.

No entanto, o peso e a complexidade do equipamento dificultavam sua aplicação em locais mais remotos. A necessidade de um umbilical ligando o mergulhador à superfície para fornecimento de ar restringia a mobilidade a algumas dezenas de metros em torno do local de descida.


Conteúdo completo para Assinantes



1 ano de assinatura por apenas:

R$ 49.90 no PIX





Veja também:

A história do Snorkel

Uma breve análise sobre um dos equipamentos mais simples do mergulho, porém, necessário e utilizado pela maioria dos mergulhadores.

Mergulho na História: Cilindros Duplos da Cobra Sub com reserva

Eles eram o desejo de muitos mergulhadores em um passado não tão remoto, e permitiram a realização de diversos mergulhos e exploração de novos pontos.

Mergulho na História – Válvula com reserva, já ouviu falar ?

No passado elas eram peças fundamentais na segurança do mergulhador, e felizmente caíram em desuso com o advento do manômetro de imersão.

Mergulho na História – Gambiarras que davam mais ou menos certo…

No passado não tínhamos muitos equipamentos de mergulho disponíveis no mercado, e o jeito era improvisar os equipamentos para mergulhar.
Saiba quando publicamos

Compartilhe