Acesso Assinantes

O Voetboog

Entre 1602 e 1795 os navios da V.O.C (Vereenigde Oostindische Compagnie) atuaram fortemente pelo mares ligando a Europa a Ásia oriental. Ela foi a maior e mais bem organizada na época no ramo de comércio.

Era uma empresa não governamental, descentralizada, formada por seis câmaras, cada uma com sua administração, estaleiros e mecanismos para manter equipada sua frota, sendo a maior dessas câmaras, a de Amsterdam, financiada por investidores privados.

As conexões entre a Europa e Ásia eram mantidas por uma frota estimada em cerca de 100 navios mercantes armados. Estes navios mercantes eram chamados de East Indiamen e eram divididos em classes com dimensões fixas.

A construção dessa frota, desde o design, construção e equipagem, era feita pelos estaleiros da própria V.O.C. Pela rota que estes navios passavam, foram construídos 250 fortificações e postos de apoio. Toda esta estrutura tinha como objetivo manter a supremacia da companhia no comércio com o Oriente.


Conteúdo completo para Assinantes



1 ano de assinatura por apenas: R$ 99 no PIX





Veja também:

Os primórdios do mergulho no Brasil

Um breve relato de um dos maiores incentivadores do ingresso do mergulho brasileiro, trazendo importantes informações de um passado remoto.

Mergulhando nos Cenotes mexicanos sem curso de Caverna

Você pode mergulhar e ter um primeiro contato com o ambiente de caverna alagada no México. Conheça as possibilidades.

Compressores de Mergulho

Os mergulhadores saem para mergulhar, e normalmente não se preocupam com a qualidade do gás no interior do cilindro. Saiba mais.

Luzes em pranchas de surfe podem evitar ataques de tubarões

De acordo com os pesquisadores, o efeito parece acontecer porque as luzes distorcem a silhueta na superfície do mar.
Saiba quando publicamos

Compartilhe