Acesso Assinantes

A história dos Liberty Ships – Operação Elihu B. Washburne

Até meados da década de 30, os navios mercantes não diferiam muito de seus antecessores da época da 1ª Guerra Mundial, mas com o Ato de Marinha Mercante de 1936, o governo norte-americano criou a Comissão Marítima de Marinha Mercante, iniciando uma política de renovação de sua frota mercante.

Dentro desse conceito, pretendia-se construir navios de bandeira americana com a maior variedade de tipos, melhores equipamentos, condições de segurança e etc. Os primeiros resultados vieram nos novos navios da classe C2, que tiveram 20 unidades construídas, sendo sua primeira unidade, o Donald McKay, lançado ao mar em 22 de abril de 1939.

Com o aumento da tensão política na Europa e o inicio da 2ª Guerra Mundial em 1939, culminando com a  estratégia alemã de guerra submarina contra a frota aliada de navios mercantes, foi enviada uma comissão naval inglesa, em 1940, aos Estados Unidos para se encontrar com o Contra Almirante Emory Scott Land, (presidente da Comissão Marítima de Marinha Mercante dos EUA) e com diversos proprietários de estaleiros, a fim de acertarem a construção de um projeto inglês de navio cargueiro a curto prazo, a classe Ocean.


Conteúdo completo para Assinantes



1 ano de assinatura por apenas:
R$ 99 no PIX   ou   12x de R$ 10,75 no Cartão de Crédito





Veja também:

Marinha do Brasil pretende voltar a realizar exercícios de tiros em Alcatrazes

Instituição militar deseja voltar a realizar exercícios militares no arquipélago, e deixa ambientalistas revoltados com a ação.

ICMBio reabre visitação pública ao Arquipélago de Alcatrazes

Publicada portaria do ICMBio, sobre a reabertura da visitação pública no Arquipélago de Alcatrazes e novos procedimentos.

ICMBio estabelece novas regras para visitantes ao refúgio de Alcatrazes

Dispõe sobre as normas específicas de uso público complementares do Refúgio de Vida Silvestre de Alcatrazes.

Cientistas descobrem nova espécie de coral no Arquipélago de Alcatrazes

Arquipélago do litoral norte de São Paulo foi aberto ao turismo ano passado e recentemente pesquisadores realizaram a descoberta de um novo tipo de coral.
Saiba quando publicamos

Compartilhe