Acesso Assinantes

Práticas de mínimo impacto aplicadas ao mergulho recreativo, turístico e lazer

A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2002 como o Ano Internacional do Ecoturismo numa tentativa de nos alertar a respeito da falta de planejamento e administração adequados aos locais visitados, em particular às áreas naturais ecológica e culturalmente frágeis. Nos últimos anos, o número de mergulhadores recreativos aumentou de forma surpreendente e a comunidade de mergulho está consciente do dano ecológico que tal fato pode provocar.

Compreendendo nossa responsabilidade diante dessa questão, a maioria dos instrutores procura, a cada curso de mergulho ministrado, formar nos novos mergulhadores uma consciência referente a suprema responsabilidade de manter vigilância constante e avaliação prudente a respeito de modificações que afetem a vida nos oceanos e o equilíbrio da sua natureza. Hoje sabemos que o comportamento de todo aquele que vem para junto do mar é um importante fator que pode contribuir para o aumento dos impactos causados em áreas de mergulho.


Conteúdo completo para Assinantes



1 ano de assinatura por apenas: R$ 99 no PIX





Veja também:

Luzes em pranchas de surfe podem evitar ataques de tubarões

De acordo com os pesquisadores, o efeito parece acontecer porque as luzes distorcem a silhueta na superfície do mar.

Inseto no Regulador ?

A umidade em equipamentos de mergulho, pode atrair pequenos insetos e até grandes animais.

SP Ocean Week 2024

O evento gratuito e destinado a educação ambiental, ocorreu entre os dias 18 e 22 último em São Paulo, no Memorial América Latina.

Transmissão de doenças pelo equipamento de mergulho ?

Poderia um mergulhador ser infectador por um regulador de aluguel, por exemplo ? Saiba mais sobre o tema neste artigo do Dr. Campbell.
Saiba quando publicamos

Compartilhe