O que você pensa primeiro quando pensa em tubarões ?
Dentes grandes e temíveis, é claro. Os tubarões, no entanto, têm muitas outras características interessantes que os diferenciam dos outros habitantes do mar.
A principal diferença de outros peixes é que seu esqueleto é feito de cartilagem e não de osso. Esta cartilagem torna os tubarões muito flexíveis, permitindo-lhes girar 360º, girar e morder um mergulhador ou pescador desavisado.
Os tubarões não têm bexiga natatória e, se pararem de nadar, afundarão. Para superar esta desvantagem, eles têm fígados muito grandes e cheios de óleo, o que lhes dá alguma flutuabilidade. Uma vantagem de não ter bexiga natatória é que ela proporciona aos tubarões grande mobilidade vertical, permitindo-lhes mover-se rapidamente para cima na coluna de água sem desenvolver curvas. Além disso, suas nadadeiras peitorais atuam como planadores e proporcionam grande sustentação enquanto o tubarão nada.
A carne de tubarão tem um sabor desagradável devido à presença de altas concentrações do resíduo uréia no tecido. Os tubarões armazenam uréia para manter o equilíbrio osmótico com a água do mar, de modo a não ter problemas de perda de água.
Conteúdo completo para Assinantes
1 ano de assinatura por apenas:
R$ 49.90 no PIX