Acesso Assinantes

Projeto vai criar estratégias para proteção do peixe Mero

Proteger uma espécie em extinção e toda a biodiversidade envolvida é o objetivo do projeto “Meros – estratégias para a conservação de ambientes costeiros e marinhos do Brasil” financiado pelo Programa Petrobrás Ambiental, que começa oficialmente suas atividades neste semestre.

O Mero, Epinephelus itajara, conhecido como o “senhor das pedras” ou “gigante do mar” é uma espécie de peixe de grande porte, da família Serranidae, a mesma da Garoupa e do Badejo. Além de ambientes costeiros e marinhos do Brasil, o peixe é encontrado em águas tropicais e subtropicais oceano Atlântico – por todo Golfo do México e Caribe, do Pacífico do Golfo da Califórnia (EUA) até o Peru.

O biólogo e coordenador do projeto no Estado de São Paulo, Clodoaldo Gazzetta, destaca que os Meros são altamente vulneráveis, porque começam a se reproduzir tardiamente, depois dos sete anos. Somado a isso, o habito de formação de agregados reprodutivos, quando vários indivíduos se reúnem para acasalamento, facilita a caça predatória e o desaparecimento da espécie naquela região.


Conteúdo completo para Assinantes



1 ano de assinatura por apenas:

R$ 49.90 no PIX





Veja também:

Luzes em pranchas de surfe podem evitar ataques de tubarões

De acordo com os pesquisadores, o efeito parece acontecer porque as luzes distorcem a silhueta na superfície do mar.

Inseto no Regulador ?

A umidade em equipamentos de mergulho, pode atrair pequenos insetos e até grandes animais.

Em defesa do gigante dos mares

Projeto Meros do Brasil abre diálogo sobre a importância da preservação dos meros, espécie criticamente ameaçada, na São Paulo Ocean Week.

Caixa plástica para bateria 18650

Esse tipo de caixa possui baixo custo, evita possíveis transtornos e pode contribuir para prolongar o tempo de vida útil do produto.
Saiba quando publicamos

Compartilhe