Proteger uma espécie em extinção e toda a biodiversidade envolvida é o objetivo do projeto “Meros – estratégias para a conservação de ambientes costeiros e marinhos do Brasil” financiado pelo Programa Petrobrás Ambiental, que começa oficialmente suas atividades neste semestre.
O Mero, Epinephelus itajara, conhecido como o “senhor das pedras” ou “gigante do mar” é uma espécie de peixe de grande porte, da família Serranidae, a mesma da Garoupa e do Badejo. Além de ambientes costeiros e marinhos do Brasil, o peixe é encontrado em águas tropicais e subtropicais oceano Atlântico – por todo Golfo do México e Caribe, do Pacífico do Golfo da Califórnia (EUA) até o Peru.
O biólogo e coordenador do projeto no Estado de São Paulo, Clodoaldo Gazzetta, destaca que os Meros são altamente vulneráveis, porque começam a se reproduzir tardiamente, depois dos sete anos. Somado a isso, o habito de formação de agregados reprodutivos, quando vários indivíduos se reúnem para acasalamento, facilita a caça predatória e o desaparecimento da espécie naquela região.
Conteúdo completo para Assinantes
1 ano de assinatura por apenas:
R$ 49.90 no PIX