Acesso Assinantes

Rebreathers e o Mergulho em Cavernas

O uso de rebreathers em mergulhos exploratórios de cavernas, apesar de ser uma prática antiga, vem ao longo da última década se estabelecendo como um procedimento padrão. Por outro lado, a comunidade de mergulho esportivo cada vez mais utiliza este tipo de equipamento em mergulhos que, apesar de técnicos, são turísticos e voltados à recreação.

Quando pensamos em mergulhos em cavernas, o nome de Wookey Hole aparece como sendo um dos berços desta atividade. Explorada desde a década de 30 do século passado, esta caverna inglesa viu, em um primeiro instante, o uso de rebreathers de oxigênio na conquista de seus sifões. Posteriormente, o uso de rebreathers de circuito semifechado de Nitrox e de rebreathers de circuito fechado se tornaram necessários à exploração dessa caverna. Outras explorações de cavernas em toda a Europa também fizeram, e fazem até hoje, o uso de rebreathers.


Conteúdo completo para Assinantes



1 ano de assinatura por apenas:
R$ 99 no PIX   ou   12x de R$ 10,75 no Cartão de Crédito





Veja também:

Portugal: Mergulhadores alcançam 285m de profundidade em caverna

Uma exploração subaquática revelou que Almonda, é a caverna mais profunda de Portugal.

Descoberta de uma ponte de quase 6.000 anos em uma caverna de Maiorca

Uma antiga ponte submersa dentro de uma caverna na ilha espanhola de Maiorca está ajudando os pesquisadores a determinar quando os humanos se estabeleceram...

Petrobras passará a usar somente robôs em mergulhos profundos

A Petrobrás se tornou a primeira entre as maiores do setor a substituir, o mergulho em altas profundidades por robôs submarinos.

Mergulhadores alcançam 720 metros de profundidade

O fato ocorreu no dia 23 de janeiro de 1981, nos Estados Unidos, durante algumas pesquisas de um importante centro médico.
Saiba quando publicamos

Compartilhe