Acesso Assinantes

Rebreathers – Um Mergulho no futuro…

Atualmente, a quase totalidade dos praticantes do mergulho autônomo, em todo o mundo, utilizam o sistema Scuba de circuito aberto.

Com a introdução dos Rebreathers, no mergulho recreativo e técnico, este sofisticado equipamento acrescentou algumas vantagens às necessidades do mergulhador.

Os Rebreathers estão sendo extensivamente usados em pesquisas subaquáticas (biólogos, cientistas), penetrações em cavernas, covas e naufrágios, na fotografia e cinematografia, assim como em grupos de resgate como os Bombeiros, pelas Forças Armadas com suas unidades especiais e por mergulhadores comerciais em sistemas de bailout.

Embora pareça recente, a tecnologia Rebreather remonta há mais de 300 anos.

Começa com o italiano Giovanni Borelli que criou um sistema de circuito fechado em 1680, passando, em 1726, por Stephen Hale com sua unidade de limpeza do ar e seguindo com o pioneiro Augustus Siebe, com o primeiro Elmo para mergulho, em 1839.

Já em 1878 temos a empresa Siebe Gorman, com a patente do primeiro circuito fechado de oxigênio puro de Henry Fleus, chegando a 1880 com os trabalhos de construção de um túnel embaixo do Rio Severn, pelo mergulhador Alexander Lambert, utilizando o circuito fechado de Henry Fleus.


Conteúdo completo para Assinantes



1 ano de assinatura por apenas:
R$ 99 no PIX   ou   12x de R$ 10,75 no Cartão de Crédito





Veja também:

Rebreather é pra você ?

Os rebreathers trazem economia em mergulhos Trimix e um aumento considerável na autonomia, mas vale à pena para o seu tipo de mergulho ?

Instrutor de mergulho condenado após aluno morrer durante treinamento

Segundo avaliação do tribunal, o instrutor não atuaou adequadamentte, permitindo que várias falhas ocorrem durante o mergulho com rebreather.

PADI patrocina o quarto fórum sobre rebreathers

Evento será realizado entre os dias 20 e 22 de abril

Mergulhador morre com rebreather em caverna

Segundo as autoridades, informações preliminares indicam que o rebreather teria apresentado algum problema.
Saiba quando publicamos

Compartilhe