O recife artificial marinho (RAM) fica município de Rio das Ostras, distante 170 km da capital, ao norte do Estado do Rio de Janeiro, na zona das Baixadas Litorâneas do Estado, o qual se caracteriza por apresentar extenso litoral, com uma série de lagunas barradas por cordões arenosos, áreas de brejo e costões rochosos. A região é bastante conhecida por ser um ponto de pesca muito importante para o município de Rio das Outras fazendo importante parte de sua economia local.
O ponto de partida foi a marina de Rio das Ostras, por ser um local que oferece toda estrutura como embarcações e mestres experientes, píer seguro, estacionamento e também por ser um ponto de referência em caso de acidentes. Para quem pretende mergulhar no RAM, o recomendado é fazer a saída a partir da marina de Rio das Ostras.
A navegação até o RAM é longa e no local não existem boias de marcação, o que dificulta a localização exata do recife e, utilizando a marca no GPS é possível saber o ponto exato das estruturas. Ao chegar ao ponto central o ideal é soltar um garateia com 20m de cabo e fazer um pequeno arrasto até que ela se prenda em alguma estrutura metálica. Depois disso, pode-se usar a própria garatéia como cabo guia ou jogar uma poita ligada em uma bóia para ser usada para sinalizar o local. A escala de distanciamento é de 10 a 15m entre as grandes estruturas.
Conteúdo completo para Assinantes
1 ano de assinatura por apenas: R$ 99 no PIX