Acesso Assinantes

Side Scan Sonar – Seu funcionamento

Side Scan Sonar é um sistema de sonar (Sound Navigation and Ranging) para busca e detecção de objetos embaixo d’água, realizando uma varredura lateral através da transmissão de sinais de retorno, também conhecido como pulsos ou eco.

A geração de imagens através da varredura lateral é um método onde se utiliza-se feixes estreitos da energia acústica (som) transmitidos pelo towfish (equipamento responsável pela emissão dos sinais) ao o fundo do mar ou lago. O som é refletido ao se chocar com o fundo desses.

A recepção deste pulso chega até o Side Scan com um dado, onde cálculos matemáticos são realizados por um computador, gerando logo após, as imagens com a topografia do fundo. Conforme a variação topográfica, os sinais interpretados vão sendo descritos em uma tela digital ou em papéis impressos nos modelos mais antigos deste tipo de equipamento.


Conteúdo completo para Assinantes



1 ano de assinatura por apenas:

R$ 99 no PIX





Veja também:

Tecnologia na busca por naufrágios

A variedade de equipamentos eletrônicos para busca de naufrágios aumento, permitindo o acesso por todas as classes de pesquisadores.

Bombeiros de MT colaboram com pesquisa para mapear a Dolina de Nobres

O apoio conta com equipe e até um caminhão com câmara hiperbárica no local, para ajudar no mapeamento da dolina.

Naufrágio SS Thistlegorm é mapeado com fotogrametria 3D

Localizado no Mar Vermelho, o naufrágio passou por um longo processo de fotogrametria para pesquisa e obtenção de detalhes.

Mergulhadores Bombeiros recebem sonar para buscas

Três sonares foram entregues pelo Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – SESDEC.
Saiba quando publicamos

Compartilhe