Acesso Assinantes

Submarinos alemães ou norte-americanos: Os bastidores do processo de envolvimento brasileiro na Segunda Guerra Mundial

Segundo Ricardo Seitenfus existe uma escassez de pesquisas históricas sobre a guerra contra a Marinha Mercante brasileira. De fato reiteramos a opinião do nosso especialista em Relações Internacionais e acrescentamos que os acontecimentos que marcaram a nação brasileira no fatídico mês de agosto de 1942 ainda é pouco estudado. Em outras palavras, a conjuntura onde se encontra inserido os trágicos acontecimentos de agosto de 1942 – que levaram o Brasil a declarar guerra aos países do Eixo – é um tema histórico que até hoje não encontra bem divulgado e esclarecido.

A história que envolve o torpedeamento de cinco navios nacionais ocorridos entre os dias 15 e 17 daquele mês – e que levou à morte centenas de não-combatentes, inclusive mulheres e crianças – além de ser importante: é também interessante. Em consequência daqueles fatos ocorridos no litoral do Nordeste, alguns autores vêm assinalar que até os tempos de hoje, o mês de agosto tem sido infausto na história da nação. E diga-se de passagem que houve tentativas, após o término do conflito, de considerar a Marinha de Guerra dos Estados Unidos responsável pelos afundamentos dos navios da Marinha Mercante brasileira.


Conteúdo completo para Assinantes



1 ano de assinatura por apenas:

R$ 49.90 no PIX





Veja também:

A Tragédia do Baependy

Relato completo de um sobrevivente de um dos maiores acidentes da história marítima brasileira, ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial.

Naufrágios da Hamburg Sud na costa brasileira

De origem alemã, a Hamburg Sud teve grandes perdas com o naufrágios durante a Segunda Guerra Mundial. Conheça um pouco essa história.

Arará

Ficha técnica do navio brasileiro que naufragou em 17/08/1942 próximo a Morro de São Paulo, ao norte da ilha de Tinharé.

Itagiba

Ficha técnica do naufrágio
Saiba quando publicamos

Compartilhe