Acesso Assinantes

Teoria da Descompressão

A primeira descrição de problemas relacionados com a pressão em seres humanos foram realizados por Triger, em 1841.

Túneis e Caixas de Construção Sub-Aquáticas eram pressurizados, com ar, para manter fora a água e a lama. Durante o trabalho a profundidade aumentava e com isso os trabalhadores respiravam ar a pressões maiores, retornando à superfície com dores e em algumas vezes, com paralisia. Diversos pesquisadores tentaram explicar tal fenômeno até que o Fisiologista Paul Bert estabelecesse a relação existente entre os “Bends” e as bolhas de Nitrogênio demonstrando que a dor poderia ser revertida através de uma recompressão.

Em 1908 a Marinha Real Inglesa (Royal Navy), preocupada em diminuir os problemas de descompressão em seus mergulhadores, publicou três jogos de tabelas de tempo e profundidade, adaptadas para as Marinhas Inglesa e Americana.


Conteúdo completo para Assinantes



1 ano de assinatura por apenas:

R$ 99 no PIX





Veja também:

Compressores de Mergulho

Os mergulhadores saem para mergulhar, e normalmente não se preocupam com a qualidade do gás no interior do cilindro. Saiba mais.

Apagão no Mergulho Livre

O mergulho livre requer menos equipamentos, mas nos obriga a conhecer as regras e alguns riscos inerentes, e o risco de desmaio é um deles.

Gás com cheiro ruim no mergulho

Se você perceber que o gás proveniente do cilindro de mergulho está com odor ruim, pode haver algum problema sério. Saiba mais.

Acidente de mergulho, não… Dengue!

Muitas vezes os sintomas podem confundir o mergulhador, daí a importância de uma consulta com um médico especialista.
Saiba quando publicamos

Compartilhe