Acesso Assinantes

Teoria da Descompressão

A primeira descrição de problemas relacionados com a pressão em seres humanos foram realizados por Triger, em 1841.

Túneis e Caixas de Construção Sub-Aquáticas eram pressurizados, com ar, para manter fora a água e a lama. Durante o trabalho a profundidade aumentava e com isso os trabalhadores respiravam ar a pressões maiores, retornando à superfície com dores e em algumas vezes, com paralisia. Diversos pesquisadores tentaram explicar tal fenômeno até que o Fisiologista Paul Bert estabelecesse a relação existente entre os “Bends” e as bolhas de Nitrogênio demonstrando que a dor poderia ser revertida através de uma recompressão.

Em 1908 a Marinha Real Inglesa (Royal Navy), preocupada em diminuir os problemas de descompressão em seus mergulhadores, publicou três jogos de tabelas de tempo e profundidade, adaptadas para as Marinhas Inglesa e Americana.


Conteúdo completo para Assinantes



1 ano de assinatura por apenas:

R$ 49.90 no PIX





Veja também:

Cientistas inventam partículas que permitirão viver sem respirar

Pesquisadores projetaram micropartículas que podem ser injetadas diretamente na corrente sanguínea para oxigenar rapidamente seu corpo.

Computadores de Mergulho são importantes

Eles ganharam seu espaço no mercado e se tornaram equipamento básico entre os mergulhadores em todo o mundo.

Compressores de Mergulho

Os mergulhadores saem para mergulhar, e normalmente não se preocupam com a qualidade do gás no interior do cilindro. Saiba mais.

Apagão no Mergulho Livre

O mergulho livre requer menos equipamentos, mas nos obriga a conhecer as regras e alguns riscos inerentes, e o risco de desmaio é um deles.
Saiba quando publicamos

Compartilhe

enfrdeitptes