Há muito tempo a ventilação pulmonar com líquidos tem aparecido na ficção científica.
Lembro-me de que a primeira vez em que me deparei com essa possibilidade, foi, na década de 70, num filme de ficção científica envolvendo extraterrestres. No filme, os extraterrestres que nos espionavam e que eram muito semelhantes a nós em termos de morfologia externa, vestiam trajes repletos com um líquido.
Nas raras ocasiões em que se capturava um alienígena, quando o capacete era desconectado do traje, vazava um líquido. Isso demonstrava que o indivíduo estava embebido em líquido dentro do traje. Como eles apresentavam boca e nariz e de dentro dessas supostas vias aéreas saía um líquido, eu acabei concluindo que eles respiravam com um meio líquido.
Usavam a ventilação líquida para obter alguma vantagem nas suas viagens ou o mundo que habitavam, tinha aquele meio líquido em vez de ar para respirar? Jamais saberei. A série já terminou há muito tempo. Entretanto, confesso que gostaria de conhecer a anatomia desses seres para entender como seriam capazes de ventilar sem ajuda externa, usando um meio mais denso que o ar.
Conteúdo completo para Assinantes
1 ano de assinatura por apenas:
R$ 49.90 no PIX